História dos Animes: Como tudo começou
Animes
Animes são uma coisa extremamente popular hoje em dia, muitas pessoas conhecem, acompanham e adoram eles, existem animes de todos os tipos que você imaginar: luta, robôs, tecnologia, ninjas, guerreiros, samurais, super-heróis e muito mais. Mas, se você entrar mais profundamente dentro deste mundo, você descobrirá quando e onde surgiram os animes, quem os criou, os primeiros de todos e a evolução que tiveram dentro de todo esse conceito, sabendo disto, hoje eu, ArturoVitale, irei falar um pouco sobre esse assunto.
Como dito anteriormente, hoje iremos nos aprofundar em um mundo bem popular, mas em uma parte que muitos otakus (pessoas que amam, acompanham, adoram e assistem frequentemente animes) desconhecem. Essa parte desconhecida é a história dos animes, um tópico que instiga a curiosidade e o estudo do mesmo.
Gostaria de avisar que este blog possui uma visão pessoal do autor, ou seja, nada que estiver aqui é certo ou errado, cada um tem seu ponto de vista e sua forma única de pensar, enfim, vamos começar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando surgiram
Os animes começaram há muito tempo atrás, quando em 1906 ocorreu uma tentativa de criar um deles, seu nome é The Humorous Phases of Funny Faces e o seu criador foi o estadunidense James Stuart Blackton, mas por não dar tão certo e não ser de origem japonesa, a grande maioria não o considera como um. É literalmente diferente em tudo comparado com o que temos hoje em dia, dê uma olhada:
Vídeo 1.
Uma curiosidade sobre os primórdios dos animes é o fato de que todos eles eram curta-metragens, ou seja, tinham uma duração muito pequena e o motivo disto provavelmente devia ser o trabalho necessário para a produção, afinal, naquela época não existia a grandiosa tecnologia que temos atualmente, assim sendo um desenvolvimento completamente manual.
Avançando na história, percebemos que o "verdadeiro começo" ainda demora um tempo para acontecer: em 1907, um ano depois, surge o primeiro anime de todos, seu nome é Katsudo Sashin.
Surpreendentemente ele só possui 3 segundos de duração e observando isso percebemos a primeira grande diferença em comparação aos famosos animes de hoje em dia: A duração.
Agora que já puderam saber um pouco mais sobre o contexto, observem o primeiro anime criado:
Vídeo 2.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------- Principais Influenciadores: A Evolução
Já entendemos onde os animes surgiram, mas afinal, como os animes evoluíram até chegar onde são como atualmente? Agora teremos esse assunto como nosso foco: Os principais influenciadores na história dos animes e a evolução dos mesmos.
Alguns anos depois, em 1917, surge o primeiro filme de animação japonesa, sendo perceptível o início do avanço dos animes.
Agora vamos ter uma noção de quem foram os principais "protagonistas" da evolução dos animes: Como abertura quem vamos retratar é Seitaro Kitayama, ele foi um dos primeiros criadores de animes, possuía um estúdio e vários animadores que ele mesmo treinou para trabalhar em seu estúdio, além de tudo isso criou mais de 5 filmes de animação japonesa.
Passado dois anos, Kitayama acabou infelizmente tendo seu estúdio destruído por um desastre natural, conhecido como o Grande Terremoto de Kyoto, por esse motivo ele abandonou essa carreira.
Mas se você observar atentamente, tudo no mundo tem uma parte boa, e isso dentro da história dos animes é caracterizado pelo avanço dos animadores treinados por Kitayama após sua saída.
Prosseguindo, aparece Sanae Yamamoto, treinado por Kitayama, foi um dos maiores influenciadores dos animes, e uma de suas criações mais relevantes foi: Ubasute Yama, 1925.
Mas não acaba por aí, depois de Yamamoto surge Yasuji Murata, que coincidentemente estudou a carreira de Yamamoto e a utilizou adaptada em seu próprio estilo. Murata trabalhou em Yokohama Cinema Shokai, usando os recortes (não recortes de papel, mas sim um estilo de animação). Uma das obras de Murata foi um filme conhecido como Kaeru wa Kaeru.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Finalmente: Os animes no nível atual
Depois de uma longa jornada, estamos chegando no fim, os animes no nível em que estão nos dias atuais! O grande criador que possibilitou essa passagem foi Osamu Tezuka, um lendário mangaká, mas tudo isso só foi acontecer muitos anos depois.
Tezuka possui diversas obras, e todas que alcançaram resultados muito positivos no mundo dos animes, algumas delas são: A lenda da serpente branca (o primeiro filme de animação japonesa a ter cores e ir para a TV), 1958, Shin Takarajima, 1947, uma obra que inspirou vários outros mangás como Astro Boy, Kimba o Leão Branco, entre outras.
O lendário anime que criou a nova jornada que os animes seguem até hoje foi Astro Boy, lançado em 1963, ele tinha muitas características parecidas com os animes atuais, tanto físicas quanto o próprio estilo.
Resumidamente, a história dos animes, ocorrida entre 1907-2020+ foi marcada por vários criadores, diferenciadas obras, inovações, estilos únicos e muito mais. Em meio de tudo isso Osamu Tezuka foi quem elevou os animes até o nível atual.
Bom, esse foi meu blog, espero que tenham gostado e deixem nos comentários o que vocês acham sobre a história dos animes e sobre o blog também.
Atenciosamente,
ArturoVitale.
Fontes: https://cupulatrovao.com.br/especiais/a-historia-dos-animes-o-passado-que-voce-nao-sabe/
Figura 1: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/_versions/legacy/2019/01/10/pergaminho-capa-1123058_widelg.png
Figura 2: https://i.ytimg.com/vi/y7GLGjOyySU/maxresdefault.jpg
Figura 3: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCG6ETuDfvGE-Ym1syKw7VyOL_9B_yICpmGWwCsQKm92NzOEm02nK5MX2MBkPTXQBK_qeTPNVk8eOSh92wuUYXhFTytJpDfH_p3zHrmjE-VYlt0p94IElTPVHcpWfpx-TtsfrZ3fP9Slc/w400-h225/image.png
Vídeo 1: https://youtu.be/_Tn5sgHYQSc
Vídeo 2: https://youtu.be/4DMQx0dTqbs




Nossa que legal! Fico feliz em que tenha ocorrido tamanha evolução.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo apoio e elogio!
Excluirq top
ResponderExcluirObrigado por sua avaliação :D
Excluir